quarta-feira, 15 de junho de 2011

A arte cristã primitiva

Cruz talhada em pedra
O inicio do cristianismo foi marcado por perseguições. As pessoas que eram mortas, as cristãs, eram enterradas em um local subterraneo, galerias subterrâneas, denominadas catacumbas. Logo, as paredes e o teto dessas galerias possuíam as primeiras pinturas cristãs. As primeiras pinturas que começaram a ser feitas foram os símbolos do cristianismo, como a cruz e a palma. Entretanto, o tempo passou e começaram a ser feitas as pinturas das cenas do antigo e do novo testamento.
Jesus, exemplo mais conhecido nos dias atuais de homem que sofreu perseguições
 Uma curiosidade que podemos perceber é que, as pinturas cristãs não foram feitas por importantes artistas, apenas por pessoas cristãs. A partir desse fato, nota-se a forma rude, grosseiras mas sempre muito simples.
Gravura representando a época em que ocorriam as perseguições
As perseguições ao passar do tempo foram diminuindo, em 313, o imperador Constantino converteu-se cristão e liberou o culto, antes tão restrito e proibido. A partir disso, o cristianismo começou a crescer e se expandir, até que, em 391, o imperador Teodósio tornou o cristianismo a religião oficial do império! Assim, finalmente os cristãos tão limitados a fazer o culto a sua religião, no que acreditavam, foram liberados a fazer o culto. Templos cristãos denominados basílicas, começaram a ser construído, com características romanas presente. A arte cristã então teve uma linha do tempo: primeiramente rustica e simples nas catatumbas, depois mais rica e amadurecida nas basílicas(templos cristãos). Essas mudanças marcaram uma nova época da história da humanidade!

Sofia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário