segunda-feira, 13 de junho de 2011

O ínicio da Arte Bizantina

Basílica de Santa Sofia
Representação dos soldados romanos
 Com as sucessivas guerras entre Romanos e Bárbaros, além de outros problemas em Roma com o senado, fizeram com que houvesse uma mudança na Capital do Império de Roma para Constantinopla.
Bizâncio foi uma colônia grega e se localiza entre a Europa e Ásia (atual Turquia) no estreito de Bósforo.
Em 330 d. C., o imperador Constantino fundou Constantinopla e todo império Romano do Oriente. E graças a essa localização sofreu influência de diferentes povos como romanos, gregos e do Oriente, tendo assim um estilo de arte única.
Após a queda definitiva dos romanos para os bárbaros, em 476 d.C., o Império Romano Oriental ficou mais conhecido como império Bizantino.
O Império Bizantino esteve no auge entre 527 a 565 d.C. Durante o governo de Justiniano I, que ao término de seu reinado o Império entrou em diversas crises denominadas de iconoclastas, que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.
Depois do término da Iconoclasta, houve uma Era de Ouro na arte Bizantina, que se estendeu até 1400 quando foram invadidos pelos turcos que tomaram o Império.
Apesar do fim do Império Bizantino, suas influências atravessaram fronteiras chegando a Rússia, dentre outros países, deixando como legado arte e a religião Ortodoxa.

Luan Ledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário