segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mosaico da Arte Bizantina

Exemplo de mosaico bizantino, técnica e temática caracteristicos do período
O mosaico consiste na colocação, lado a lado, de pequenos pedaços de diferentes colorações, sobre uma soperfície de gesso ou argamassa. Essas pedras são colocadas de acordo com um desenho pré-determinado. A seguir, a superfície receb uma solução de cal, areia e óleo, que preenche os espaços vazios, aderindo melhor os pedaços de pedra. Como resultado obtem-se uma obra semelhante à pintura.
Os mosaicos tiveram difrentes utilizações no decorrer da históra, mas foi com os bizantinos que ele atingiu sua mais perfeita realização. Devido suas fuguras rígidas e a pompa da arte de Bizâncio, o mosaico se tornou a forma de expressão artística preferida pelos ocidentais romanos.
Assim, as paredes e as abóbodas das igrejas, recobertas de mosaicos de corres intensas e de materiais que refletem o dourado, conferem uma suntuosidade ao interior dos templos, que nenhuma época teve a capacidade de reproduzir igual.
O mosaico é a expressão máxima que podemos ver da arte bizantina.Ele não servia apenas para decorar as paredes e as abóbodas, mas sim também servia como fonte de instrução e guia espiritual para os fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores. Plasticamente, o mosaico bizantino não se assemelha aos mosaicos romanos;  pois eles são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem também os afrescos. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar uma certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é bastante utilizado, devido sua associação a um dos maiores bem materiais existentes: o ouro.

 
Imperador Justiniano

 Kerlândia

13 comentários:

  1. Você podem me falar se essa imagem é bizantina e qual a origem autor e etc sobre ela? http://www.google.com.br/imgres?q=mosaicos+bizantinos&hl=pt-BR&sa=X&biw=789&bih=485&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=3DvVnFJEv3rlmM:&imgrefurl=http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx%3Fcodigo%3D46&docid=UjTdSXwCJ13VIM&imgurl=http://www.historianet.com.br/imagens/conteudo/mosaico.jpg&w=282&h=331&ei=ZCs4T42nNcjt0gGb383nAg&zoom=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ela e uma arte bizantina por causa do mosaico

      Excluir
    2. Sim ela e uma arte bizantina por causa do mosaico

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou pesquisando sobre mosaicos e encontrei o seu blog.Muito bom! Parabéns!!!
    Os mosaicos bizantinos são lindos!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, seu testo esta muito bem explicado.
    AMEI SUA EXPLICAÇÃO <3.!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela arte! https://www.facebook.com/TudoEmMosaico/?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  7. Bom seu texto, gostei muito , vai me ajuda muito no meu trabalho pra Escola

    ResponderExcluir
  8. tem muitos erros toda hora eu tinha que passar corretivo por causa dos erros no texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. crie vergonha na cara quer ficar dando Ctrl C e Ctrl V

      Excluir
  9. a explicação e muito boa mais tem alguns erros de digitação que atrapalham um pouco mas fora isso está muito bom

    ResponderExcluir